Há mais ou menos dez anos, passamos a ouvir a expressão “big brother” com frequencia. Sempre que o programa com este nome está sendo exibido na Rede Globo, querendo ou não, as pessoas acabam comentando alguma coisa. O interessante é que a conversa sempre gira em torno do caráter dos personagens: amizade, fidelidade, traição, egoísmo e por aí vai. As opiniões se dividem, e há quem diga: “Esse programa é perda de tempo, acho melhor ler um livro.”
Bom, mas vamos ao que realmente interessa aqui: o inglês. Qual o verdadeiro significado de “big brother”?
Será que a resposta é: ‘’big’’ (grande) e “brother”(irmão), e assunto encerrado?
Mas você deve estar se perguntando: ''o que ‘grande irmão'' teria a ver com o programa? Seriam as amizades feitas no ‘reality show’? Seria a ajuda mútua e o companheirismo que se deveria ter?’’
Amizade, ajuda e companheirismo não são as definições mais comuns para a expressão em questão. “Big brother” em inglês é comumente usado no sentido de “irmão mais velho”, então, ao dizer, por exemplo: “he is my big brother”, você está falando “ele é meu irmão mais velho”.
No livro chamado “Nineteen Eighty-Four” (Mil Novecentos e Oitenta e Quatro), de George Orwell, um dos personagens é chamado de “Big brother”. Ele é um ditador, obviamente, autoritário e controlador, em uma sociedade onde todo mundo é observado, popularizando assim a frase: “Big brother is watching you” (Big brother está de olho em você).
Assim, ‘’Big brother’’ e a história em torno dele servem de inspiração para o programa (reality show) conhecido mundialmente, em que os participantes, como todos sabem, não tem privacidade nem liberdade, e são observados por câmeras 24 horas por dia.
Não devemos nos esquecer, é claro, do fato de que o irmão mais velho costuma, instintivamente, exercer um certo controle – vigiar e tentar “proteger” os mais novos. É bem possível que o autor do livro tenha levado em conta os “instintos de irmão mais velho” ao criar seu personagem. Obviamente, no livro, estes instintos são levados ao extremo – fazendo dele um ditador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário